Sindcelma

MOVIMENTO NACIONALDOS PAPELEIROS E PAPELEIRAS

22/06/2023

O Encontro Nacional de Lideranças Sindicais Papeleiras transformou 2023 em um ano histórico para a luta da categoria. Foi um marco inaugural de um movimento que busca, na união e integração dos papeleiros, conquistar mais direitos e garantir igualdade em benefícios e condições dignas de trabalho para papeleiros e papeleiras de todos o país.

Mobilização e Unidade!

O Movimento Nacional dos Papeleiros e Papeleiras (MPAPEL) é uma organização política sindical que
pretende unificar as pautas da categoria em nível nacional. Em março desse ano, cerca de uma centena
de sindicalistas se reuniram em Brasília e dialogaram com ministros e parlamentares sobre os desafios do setor.

Não podemos mais seguir separados enquanto as empresas agem de forma articulada em níveis nacional e internacional. A unidade na luta é o caminho para igualdade de benefícios, condições de trabalho e direitosMárcio Cruz (Bob), um dos idealizadores do MPAPEL.

Durante o Encontro Nacional das Lideranças Papeleiras, diversos ministros e parlamentares receberam um documento contendo reivindicações específicas nas áreas da previdência social, desenvolvimento industrial, trabalho e emprego, saúde e segurança no trabalho, sindicatos, social/ambiental.

Presença de ministros e parlamentares fortalecem reivindicações

Além de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, as lideranças dialogaram com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social. Também participaram do evento seis parlamentares, o prefeito de Luiz Antônio (SP), Rodrigo Mello, e o presidente do PT/Brasília, Jacy Afonso.

Lideranças femininas debatem desafios num setor formado em sua grande maioria por homens

O debate sobre equidade de gênero nos locais de trabalho integra a pauta do MPAPEL. Lideranças femininas de várias regiões do país participaram do Encontro desse ano e debateram a importância em se ampliar a a‹o sindical por equidade de gênero. De acordo com a análise da deputada Érika Kokay, a amplia‹o do quadro de lideranças femininas é um desafio a ser enfrentado em todo o movimento sindical brasileiro.

Confira tudo isso e mais do Boletim abaixo:

sindcelma-logo-quadrado
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias de Celulose e Papel do Sul do Maranhão

Endereço: Rua Mirador, n° 09 - sala 13
Nova Imperatriz - CEP 65907227
( Entre Ceará e Floriano Peixoto)
Telefone: (99) 98435-8419

CNPJ: 20.664.524/0001-94

© 2023 Sindcelma CNPJ - 20.664.524/0001-94 - Todos os Direitos Reservados.