Infoset

PIB BRASILEIRO ACUMULA ALTA DE 3,7% NO 1ºSEMESTRE DE 2023!

04/09/2023

Apesar do Banco Central (B.C.) brasileiro, impor a maior taxa básica de juros do planeta (13,25%), o PIB brasileiro continua crescendo.

De janeiro a março, a taxa foi de 1,8% e de abril a junho o crescimento foi 0,9%; no semestre (janeiro a junho/2023) o acumulado é 3,7%. Trata-se da 5ªmaior taxa de crescimento entre os países do G-20 (as 20 maiores economias do mundo).

Isso demonstra que o Governo está no caminho certo: consumo aumentando, inflação caindo e PIB crescendo; entretanto o B.C. continua em descompasso, pois a taxa de juros elevada, impede a economia de deslanchar e crescer significativamente e, em função da lei da autonomia do B.C. o Presidente da República não pode demitir Presidente do B.C., somente o Senado pode demiti-lo.

A reunião do COPOM (Conselho de Política Monetária) será agora em setembro, é fundamental que os setores produtivos, as entidades sindicais e as organizações da sociedade civil pressionem, para que o corte nos juros seja significativo.

JURO ALTO SÓ INTERESSA AOS BANQUEIROS, E AUMENTA O ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS!

sindcelma-logo-quadrado
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias de Celulose e Papel do Sul do Maranhão

Endereço: Rua Mirador, n° 09 - sala 13
Nova Imperatriz - CEP 65907227
( Entre Ceará e Floriano Peixoto)

CNPJ: 20.664.524/0001-94

© 2023 Sindcelma CNPJ - 20.664.524/0001-94 - Todos os Direitos Reservados.